Linguagem Safira
Estamos trabalhando em uma linguagem de programação super simples, especialmente para crianças.
Resolvemos iniciar oficialmente a criação de uma linguagem de programação em português e de fácil entendimento. O objetivo dela é desenvolver a lógica de programação nas crianças, com muito mais facilidade do que as linguagens atuais.Começar a aprender lógica por uma linguagem mais complexa, pode ser um grande desafio, já que envolve entender a linguagem, a sintaxe então aplicar lógica dentro da linguagem, com nosso projeto, a ideia é eliminar a complexidade da linguagem e a complexidade da sintaxe, oferecendo uma linguagem simples e escalável para linguagens mais complexas, permitindo o foco na lógica de programação.
Aprender a lógica é um passo muito importante para o futuro tecnológico da nossa espécie, uma vez que cada vez mais o mundo tende a informatização e automação, sendo assim, cada vez mais precisaremos de pessoas trabalhando no desenvolvimento desses sistemas. Quem não for capaz de observar logicamente as coisas, provavelmente terá dificuldades de evoluir na vida.
Nosso objeto para 2020, é criar uma linguagem poderosa e que pode ser lida literalmente, como se fosse uma conversa com outra pessoa e ainda assim, permita a evolução da pessoa para aprender outra linguagem com mais facilidade.
Não queremos substituir os softwares existentes atualmente, mas pretendemos criar uma aplicação que torne o primeiro contato com o mundo da programação, o mais simples possível.
Ainda estamos nas versões beta, portanto, tudo ainda é um beta, pretendemos lançar uma versão oficial em 2020.
Veja abaixo uma demonstração das funcionalidades já incluídas.
![]() |
Protótipo da Linguagem Safira (Feynman no inicio), nossa linguagem para quem está iniciando no mundo da programação. |
Porque ela é escalável?
Por exemplo, no seu primeiro contato com esse mundo, você pode usar as palavras chaves em português, como por exemplo "mostre", e com o tempo, você começa a usar palavras chaves em inglês, como "print"(Para aprender Python, R ou C) ou "display" (para aprender COBOL).Posteriormente, você pode deixar de usar palavras como "igual" ou "for maior que" e começar a usar os símbolos, como "=" ou ">". Neste momento, é provável que a pessoa já tenha entendido sobre os conceitos básicos de programação, e não será um grande desafio mudar para outra linguagem, que tem comandos em inglês por exemplo e usa os caracteres especiais, como "=" ou "<"(A maior parte delas)
Confira o andamento do projeto no blog: https://safiralang.blogspot.com/
Comentários
Postar um comentário